O prefeito eleito de Jussiape, Zé Luz (Avante), e Jussimara Marques, cotada para assumir a pasta da Educação no município, participaram do Encontro Bahia, realizado entre os dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador. Com a presença da secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, o evento reuniu mais de 600 pessoas, entre prefeitos eleitos, dirigentes municipais de educação e representantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o objetivo de planejar os primeiros cem dias da educação nos municípios baianos.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias e políticas públicas educacionais voltadas para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. Entre as pautas abordadas, destacaram-se temas como transporte e alimentação escolar, formação de profissionais da educação e alfabetização.
Foto: Assessoria de imprensa
Zé Luz enfatizou a importância de participar de ações formativas como essa para iniciar sua gestão com planejamento e estratégias bem definidas. Para ele, é necessário compreender as necessidades da educação no município e aprender com as experiências apresentadas, garantindo que os primeiros cem dias sejam voltados para ações efetivas e transformadoras.
Jussimara Marques, que deve assumir a Secretaria de Educação de Jussiape, também destacou o valor do encontro. “Foi um momento enriquecedor para entender os desafios e possibilidades de atuação na Educação. Nosso objetivo é implementar políticas que promovam a equidade e a qualidade na educação, priorizando as necessidades da nossa comunidade escolar”, disse.
O evento contou com painéis e debates conduzidos por especialistas, como Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da Undime Nacional, e Ricardo Moraes, superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC. Entre os temas abordados, o Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE) recebeu destaque, assim como as políticas de alfabetização e captação de recursos para melhoria da gestão educacional.
O evento é um marco inicial de um trabalho que visa promover mudanças significativas na educação do município, alinhando-se às práticas e diretrizes propostas pelo Governo do Estado.