ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Foto: Jussi Up


O vereador Jadiel Carvalho (PSD) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Jussiape para o biênio 2023-2024. O parlamentar foi eleito nesta quinta-feira (15), em sessão extraordinária, com cinco votos, para o seu segundo mandato como presidente.

O novo presidente recebeu apoio do bloco da oposição, formado por quatro vereadores (PSD e PSB). Jadiel Carvalho tomará posse do cargo em janeiro de 2023. O ex-prefeito de Jussiape e principal nome da oposição para concorrer às eleições municipais de 2024, José Luz (PSB), esteve presente na sessão de votação.

O prefeito de Jussiape, Éder Jakes (PSD), não foi à sessão de votação e encerramento dos trabalhos da Câmara, protocolo que não costuma seguir desde o primeiro mandato, contando raras exceções. No entanto, o vice-prefeito, Jadiel Mendes (PSD), compareceu à eleição para o novo presidente.

A chapa vencedora, que também elegeu Joacira Marques (PSD) vice-presidente; Felipe Souza (PSB) primeiro-secretário e Nilson Gomes (PSB) segundo-secretário, concorreu com a indicada pelo prefeito, formada por Vanusa Medrado (PSD), para o cargo de presidente; Juscelino Barbosa (PSD), para o de vice; Ionara Mendes, para o de primeira-secretária e Raul de Cássio Caires (PSD), para o de segundo-secretário.

Esta é a primeira vez em que a oposição consegue emplacar um presidente para o Legislativo. Com a Câmara liderada por opositores ao governo Éder, a política em Jussiape deve ganhar novos rumos em 2023. 

A partir de agora, o prefeito precisará de uma interlocução mais eficiente com a oposição - o que, segundo parlamentares, foi inexistente nesses seis anos no mandato de Éder - para conseguir aprovar projetos e avançar com seus planos de governo. 

O resultado da eleição na Câmara confirma o que interlocutores e ex-aliados do governo já vinham alegando sobre a aproximação do fim do governo Éder: a permanente insatisfação de aliados e o temor de um enfraquecimento da principal força política do município.

“Eu tomei uma decisão muito importante que ninguém esperava”, disse o novo presidente ao explicar sua adesão à oposição. “O prefeito me prometeu a presidência duas vezes. Ele não honrou com a palavra”, completou Jadiel Carvalho ao afirmar que Éder não se justificou sobre a indicação da vereadora Vanusa Medrado para concorrer na chapa apoiada pelo governo.

Com a derrota na Câmara, Éder passará a lidar com o desafio do controle da governabilidade no próximo ano, somado ao fato da oposição não ter recuado desde que novos vereadores, que formam a bancada da oposição, foram eleitos no último pleito. “Eu quero Jussiape melhor, estou aqui para trabalhar pelo povo de Jussiape”, assegurou o presidente eleito.

Com o grupo revitalizado na atual legislatura, principalmente após a vitória de Jadiel Carvalho à Presidência da Casa, a oposição passa a dispor de munição política com maioria, formada por cinco integrantes. 

Em discurso, José Roberto (PSB) declarou que “a eleição da mesa sinaliza que José Luz vem se tornando a oposição mais forte da Chapada Diamantina. Eu possuo ligações com vários políticos da região e não conheço oposição mais forte e mais bem liderada do que a feita por Zé Luz”.

Foto: Jussi Up

DERROTA DE VANUSA MEDRADO

“Eu creio que é notório que as pessoas soubessem que eu há algum tempo já vinha pleiteando ser presidente desta Casa”, disse Vanusa Medrado em discurso após o resultado da votação.

Após a confirmação da sua derrota, Medrado ressaltou que “é com a certeza de que é melhor uma derrota honrosa do que uma vitória indigna”.

“Por diversas vezes fui alertada por amigos quanto ao que estava sendo articulado por pessoas que, inclusive, andam próximas a mim”, revelou. 

O vereador José Roberto indagou a parlamentar, após o resultado que revelou a sua derrota, sobre o fato dele já ter dito que ela “só não seria presidente se não quisesse”. 

Em resposta, Medrado afirmou que “há um bom tempo, eu venho sendo assediada, com todo respeito, no bom sentido”.